Sobre nós

Histórico de Fundação da Rádio

Radiodifusão: Um desafio POCRANENSE

Não foi difícil cair nas graças dos meus ouvintes, os pocranenses. Com palavras diretas, sinceras, amorosas foram logo falando de mim, como se eu já fizesse parte de suas vidas. Com um jeito muito solto, especial, com quem vai montando uma sequência de cenas em nossos pensamentos. E imagens foram se instalando em mim, como quem entra em um filme. E aí, eu nasci...No dia oito de junho de mil novecentos e noventa e seis, Padre Waldir da Silva Soares lança-me como ideia de início, estáticas, em preto e branco e aos poucos, em impulsos coloridos.
Às quatorze horas, no pátio da Matriz Nossa Senhora da Penha, situada nesta cidade de Pocrane, representantes da comunidade se reuniram...e tomaram conta de mim.
Com especial carinho, REVMO. Padre Waldir da Silva Soares, DRª Dalva Mônico, DRº Vinícius Albefaro Penna, Dalva Mendes Albefaro e José Alves de Queirós foram eleitos meus primeiros administradores por um mandato de três anos.
No início, não foi fácil manter-me funcionando. Cuidaram de vários procedimentos...Estatutos, seus termos, denominação, sede, fins e duração dos programas relacionados à comunidade.
Sou ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA POCRANENSE DE RADIODEFUSÃO, SOCIEDADE CIVIL, sem fins lucrativos, voltada para a defesa da democratização de comunicação e da informação cultural, apoio as ações solidárias cooperativas e sociedades não religiosas e não partidárias; dedicada a serviços comunitários de caráter não comercial.
Assim, me fiz residente à Avenida Minas Gerais, número 310, centro em Pocrane, podendo também ter dependências e representações em outros locais e, ou cidades.
Tenho alguns objetivos sociais: representar a comunidade pocranense e defender seus interesses em condições democráticas. Criar, implantar, administrar, estabelecer, consolidar serviços que possibilitem a plena realização dos objetivos de minha competência. Promover encontros, eventos e seminários de interesse dos meios de comunicação comunitários.
Minha história se resume em capítulos referentes a minha criação; objetivos, direitos, deveres das assembléias, da administração, competências, receita, e também das disposições gerais e transitórias.
Lá pelos idos de mil novecentos e noventa e nove aconteceu a primeira assembléia geral ordinária com mudanças na nova diretoria: Padre Waldir – presidente, Alessandro - vice, Cléria - secretária, José Alves - tesoureiro. Formou-se também uma equipe fiscalizadora, com Sueli, Léa, Maria das Graças Almeida, Carlos Magno e Eliane.
Com a colaboração da comunidade, sobrevivi, tomei forças, fiquei importante e não me vejo fora da atuação, sou realmente imprescindível.
Mudei de endereços algumas vezes, sempre procurando me aperfeiçoar. Fui adquirindo novos aparelhos e por ocasião, me modernizei.
Tive e tenho alguns funcionários, ou melhor, companheiros fiéis e eternos. Entreguei-me as suas particularidades e me diverti bastante com Sebastião, Obede, Paulo, Marinez, Rosângela, Dilma, Sandrinho , Alessandro, Maurino, Marcos Paulo, Marinalva. Com o passar dos anos fui me ajustando. Sofri modificações de ordem estatutárias e novas normas a serem cumpridas... tudo com o objetivo de me fazer crescer.
Nós nos reunimos várias vezes para discutir e resolver problemas burocráticos. E assim, no dia treze de março de dois mil e dois ficou alterado meu endereço para a rua Antônio Belo, número 258, centro, Pocrane, onde estou até hoje.
Com todas estas batalhas burocráticas, foi possível me documentar. Recebi a certidão - Portaria número 572, de dezesseis de abril de dois mil e dois, que me autoriza a executar por dez anos, sem direito de exclusividade, serviço de radiodifusão comunitária na cidade de Pocrane, Minas Gerais. Em dois mil e sete, mais precisamente 06/03, minha licença foi renovada até 23/08/2014. Fui registrada com um nome fantasia “Rádio Pocrane FM”, e posso alcançar um raio de área de serviço de 1.00 KM. Fiquei feliz quando pude exibir meu registro pendurado em uma parede.
Por ocasião desse mesmo ano, minha diretoria sofre mudanças. Padre
Waldir até então presidente, estabeleceu residência em outra cidade. Assim a necessidade de me ajustar: Alessandro Paulo - presidente, e Elber de Assis - vice, sem outras alterações.
Em dois mil e seis se fez necessário reunirmos para tratar de assuntos técnicos, e organização de um grupo diretor. Todos esses anos tentei me manter com meus próprios recursos, mas me endividei. Assim, pedimos apoio à Prefeitura Municipal, com pagamentos de salários aos funcionários, porém não deu muito certo. Tivemos que nos organizar; fazer campanhas, promoções, festas, almoços; fortalecimento das contribuições dos usuários com programas diários.
Ainda considerando o ano de dois mil e seis, ganhei uma nova direção, uma nova eleição. Meu presidente Elber Assis Basílio, vice - Neide Maria Machado da Gama; tesoureiro - Pedro Alves da Silva Filho; secretária - Mauricéia Gomes; Sueli Silva de Paula - vice secretária.
Durante todos esses anos, eu não fiquei parada no tempo. Ganhei meus associados, um conselho comunitário e todos zelam por mim. Sinto-me segura, amparada e protegida pelos meus conterrâneos pocranenses.
Em dois mil e nove, no dia vinte e seis de março, em assembléia, ficou confirmado em votação e reeleição da diretoria atual, e assim sendo, foi empossada para o triênio 2009 à 2011.
Hoje, “sou pura emoção em forma de canção”. Quem não conhece a minha história? Nascemos juntos, eu e os amáveis pocranenses que me acolheram... somos uma coisa só, mas ainda não estamos nos livros. Estamos na mente, nos sonhos... nas realizações.
Às vezes falta ar, outras o ar é demais, então o meu coração acelera, o nó na garganta avisa: “sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha juntos se torna realidade”. Você está ouvindo rádio Pocrane FM em 87,9 - Pocrane- MG. Uma Emissora da Associação Comunitária Pocranense de Radiodifusão a Serviço da Comunidade.
Hoje posso dizer que vivi momentos difíceis, mas emocionantes. Muitos funcionários estiveram comigo: Sebastião, Alessandro, Marcos Paulo, Dilma, Obede, Paulo, Rosângela, Marinez, Marinalva, Valéria, Vítor, Raylaydson, Michelle, Elzemeyre e ao Maurino “nossas saudades e descanso eterno”.
Ao meu fundador, Padre Waldir da Silva Soares, meus agradecimentos, à Igreja Católica como minha patrocinadora oficial sou eternamente grata. À todas as igrejas que através de mim, passam suas mensagens evangelizadoras, sou muitíssima agradecida. Que Deus as ilumine. A minha diretoria vigente e aos meus funcionários que convivem habitualmente comigo, digo: “sou muito feliz e quase totalmente realizada”, recebam o meu carinho. Posso lhes garantir... sinto-me muitíssimo importante e poderosa.
Nasci, cresci, e hoje posso ser ouvida em qualquer lugar do mundo através da internet.
O fim da minha história? Não sei não, porque eu ainda vivo. E enquanto eu viver, as minhas lembranças nunca vão terminar.
Agradecida!..
Rádio Pocrane FM