Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

HIV/Aids: Brasil registrou 32,7 mil novos casos em 2020, sendo 70% entre homens

HIV/Aids: Brasil registrou 32,7 mil novos casos em 2020,sendo 70% entre homens

 

Atualmente no país 694 mil pacientes fazem tratamento peloSistema Único de Saúde (SUS)

 

Em 2020 foram registrados 32,7 mil novos casos detectados deHIV no Brasil, sendo a maior parte (52,9%) entre pessoas de 20 a 34 anos. Dessetotal, 69,8% são homens e 30,2% mulheres. Um dado que chama a atenção é queentre o número de novos infectados 7,8 mil são gestantes. O Ministério da Saúdedivulgou os dados nesta quarta-feira (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids.

 

Entre os anos de 2012 e 2020, 666 mil pessoas estiveram emtratamento contra a doença.

 

Neste ano, 694 mil pacientes estão em tratamento no país.Além disso, as cidades de São Paulo, Curitiba e Umuarama, no Paraná, eliminarama transmissão vertical do HIV, que é quando o vírus passa de mãe para filho.

 

Os números revelaram que, no ano passado, houve uma reduçãode 25% na detecção de casos de HIV em relação a 2019, quando foram registrados43,3 mil casos. Entretanto, essa redução pode ter sido influenciada pelapandemia causada pela Covid-19, visto que o número de pessoas testadas para ainfecção por HIV caiu drasticamente nesse período, segundo a OrganizaçãoMundial da Saúde (OMS).

 

Durante a coletiva promovida pelo Ministério da Saúde,Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância e Saúde avaliou a situaçãobrasileira: “Estamos vivendo um ano pandêmico, a gente sabe de todas asdificuldades comerciais, mas esse governo garantiu o tratamento e o diagnósticopara todas as pessoas que precisam do tratamento com retroviral. Este é ocompromisso deste governo com a vida, este é o compromisso deste ministériocada vez mais em dar qualidade de vida aos seus cidadãos.”

 

Novo medicamento

Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento de HIV que combina duasdiferentes substâncias, os antivirais lamivudina e dolutegravir sódico, em umúnico comprimido. O novo medicamento poderá ser prescrito para o tratamentocompleto da infecção pelo vírus em adultos e adolescentes acima de 12 anos compelo menos 40 kg.

 

Em nota, a agência apontou que "a aprovação representaum avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, jáque reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveisem um só comprimido. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento ea adesão dos pacientes". Ainda não há informações a respeito de como omedicamento será oferecido aqui no Brasil.

 

SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) atualmente oferece os examespara diagnosticar o vírus gratuitamente. Tanto os laboratoriais quanto ostestes rápidos detectam os anticorpos contra o HIV em até no máximo 30 minutos.Esses testes podem ser feitos nas unidades da rede pública e nos Centros deTestagem e Aconselhamento (CTA).

 

No Brasil todos os antirretrovirais são distribuídosgratuitamente desde 1996 e, desde 2013, o Sistema Único de Saúde (SUS) garanteo tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV, independentemente da cargaviral. Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, existem 19 medicamentosdisponíveis em 34 apresentações farmacêuticas.

 

Pernambuco na luta contra a Aids

No bairro da Boa Vista, em Recife, a Gestos, organizaçãofilantrópica fundada em 1993, contribui de forma eficaz para a garantia dosDireitos Humanos das pessoas que vivem com HIV e a Aids. Cerca de 200 pessoasfrequentam o espaço em busca de apoio para conviver com o vírus e a doença, quetêm seu dia de combate lembrado hoje.

 

Juliana César, assessora de projetos da Gestos, conta como éfeito o trabalho na organização. “A Gestos tem suporte psicossocial e jurídicogratuitos a pessoas que convivem com o HIV, por meio de agendamento com dia ehora marcados, inclusive durante a pandemia de modo remoto, que pode seracessado por meio das redes sociais da organização. A Gestos hoje mantém umportfólio amplo que vai além do local comunitário ao nível internacional. Aintenção é poder ajudar essas pessoas que convivem com o vírus a terem uma vidanormal.”

 

O trabalho da ONG foi fundamental para que Sônia CavalcantiBorba, de 60 anos, acreditasse em uma mudança de vida. Ela descobriu que viviacom o HIV em 2007 e, desde então, recebeu o apoio para continuar o tratamento eencorajar outras pessoas a seguir em frente.

 

“Eu descobri quando tinha 46 anos. Passei um ano chorando,sem querer saber de nada, sem estímulo. Eu não tinha informações sobre o vírus,não sabia nada. Foi quando eu conheci, em 2012, a ONG Gestos e aí comecei aparticipar do grupo de ativismo. Estou completando nove anos de casa, e chamode casa porque foi um lugar que me acolheu como um lar. Hoje informo as pessoasque ninguém é contaminado com um aperto de mão, ou com um abraço, um beijo.”

 

Para contribuir com a Gestos, através de doações, osinteressados podem entrar em contato com a organização pelo Instagram@gestospe.

 

Combate à desinformação

A Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife promove, aolongo deste mês, uma série de ações de saúde, intervenções culturais, palestrase iluminação de equipamentos públicos na campanha Dezembro Vermelho. Este ano,as atividades de conscientização sobre a prevenção à Aids/HIV e outrasinfecções sexualmente transmissíveis (ISTs) serão balizadas pelo tema “SemEstigma, Sem Discriminação, mas com Saúde”.

 

Na abertura da Campanha, na parte da manhã destaquarta-feira (1º), uma árvore foi plantada no Pátio de Santa Cruz, na BoaVista. A iniciativa é uma homenagem aos 40 anos desde que foi identificado oprimeiro caso de Aids/HIV no mundo.

Fonte: Brasil 61 - https://brasil61.com/n/hiv-aids-brasil-registrou-32-7-mil-n…

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Outras Notícias

Covid-19: Brasil registra 3.451 casos e 143 mortes em 24 horas

O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 22.222.928, segundo balanço ...

Brasil tem 32 casos confirmados da variante Ômicron

Balanço divulgado nesta quarta-feira (22) pelo Ministério da Saúde indica que foram registrados 32 casos no Brasil da...

Brasil confirma 5 casos da variante Ômicron; veja os locais

A Secretaria da Saúde do Distrito Federal confirmou na tarde desta quinta-feira, 2, dois casos da Ômic...

Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 16 milhões; confira os números

Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 16 milhões; confiraos númerosConcurso 2.433 da loteria foi realizado no espaç...